domingo, 9 de dezembro de 2012

Aprenda a linguagem do BitTorrent: entenda o que é Torrent, Tracker, Seed, Peer, Cliente, Hash. Tudo para fazer downloads mais rápidos!


No BitTorrent, Torrent é o arquivo que diz para o seu programa de BitTorrent de onde ele vai baixar e quem ele vai pedir o arquivo. Após ler o dicionário, você vai entender que lá existe o arquivo, o Hash e o Tracker de onde vai ser feito o download.

No BitTorrent, Seed é a pessoa que tem o arquivo completo e está compartilhando, somente enviando. Você quando seu download terminou.

No BitTorrent, Peer é a pessoa que está fazendo o download do arquivo e está também compartilhando. No caso, você, que está fazendo o Download.

No BitTorrent, Tracker é o lugar onde as pessoas se encontram e onde os arquivos passam por uma verificação. Seria uma catraca e um segurança em um clube. Só pode entrar quem tem crachá e identificação. Se você não tiver identificação não entra. Se você tiver identificação, mas quer ir na farmácia, o segurança também não te deixa entrar, pois ele avisa que não há farmácia no clube.

IMPORTANTE: Nos Torrents, Ratio é a razão entre Upload e Download. Sites fechados pedem que você possua uma razão de pelo menos 0.7, ou seja, envie pelo menos 70% daquilo que você baixou, para compartilhar os arquivos.

Hash é o código de identificação do arquivo. Como se fosse o código de barras. Nem sempre presente.
Cliente significa o programa que você usa para fazer os downloads. Dentre eles existem Azureus e uTorrent. 

O Azureus é mais pesado, mas é mais organizado e tem mais opções para usuários muito avançados. O uTorrent é mais leve e simples, para quem só quer fazer downloads sem se preocupar com as configurações.

Passkey é o código que alguns sites de torrents pedem para verificar que você é quem está realmente baixando o arquivo. Você precisa acessar o site e baixar um torrent. Nele haverá um passkey seu.

Entendendo os termos usados no BitTorrent, fica muito fácil encontrar os downloads mais rápidos e entender de quem fazer o download. Agora você já sabe o que é tracker, torrent, peer, seed, ratio e hash.

0 comentários:

Postar um comentário